Blog 5Hub | 5 dicas como melhorar o atendimento ao cliente

5 dicas como melhorar o atendimento ao cliente

5Hub

5Hub

Comunicação Inteligente

Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes? A resposta é tão óbvia quanto ignorada por muitas empresas: melhorar o atendimento ao cliente.

Sim, a sua equipe de atendimento ao cliente é também a cara da sua empresa, e as experiências dos clientes serão definidas pela habilidade e qualidade do suporte que eles recebem. Em geral, empresas consolidadas possuem um ótimo relacionamento com o seu público, mas sempre vale a pergunta: “Será que hoje estou oferecendo o melhor atendimento possível?”.

Lembrando que um bom atendimento ao cliente gira em torno de ouvir atentamente e atender às necessidades e desejos das pessoas. Então, se a sua empresa não está constantemente à procura de oportunidades e inovações para melhorar seu atendimento ao cliente, seus relacionamentos correm o risco estagnar, e você ficará para trás.

A seguir, veremos 5 dicas simples, mas muito importantes na hora de oferecer o melhor atendimento possível para o seu público e, consequentemente, aumentar suas vendas. Atente-se a cada uma delas e pense em formas de adaptá-las ao dia a dia do seu negócio. Certamente resultados muito promissores virão disso. Então, vamos lá!

1. Melhore suas habilidades de atendimento

Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de que a equipe de atendimento tenha as habilidades certas para gerenciar as necessidades de seus clientes. Afinal, nenhum software de CRM pode compensar as deficiências nesta área. Mas que habilidades você deve procurar em um representante de atendimento ao cliente?

As principais são empatia, paciência e consistência. Veja, alguns clientes ficarão irritados facilmente, outros são cheios de perguntas, outros apenas querem que o atendente tire um tempo para ouvir o que ele tem a dizer. E sua equipe deve saber lidar com todos esses estilos de pessoas, fornecendo o mesmo nível e qualidade de serviço todas as vezes.

Por isso, antes de pensar em qualquer tipo de estratégia, tenha a certeza de que sua equipe possui o melhor treinamento possível em atendimento e sucesso do cliente. Isso certamente fará a diferença nos resultados do seu negócio.

2. Pratique uma comunicação clara e positiva

Essa dica é muito valiosa, pois é a causa da maior parte dos problemas de atendimento ao cliente. Por isso, certifique-se que sua equipe está preparada para transmitir aos clientes exatamente o que a empresa quer dizer. Por exemplo, você não quer que seu cliente pense que está obtendo 50% de desconto quando, na verdade, está recebendo o dobro do produto, certo?

Para uma comunicação clara e eficaz, utilize uma linguagem positiva, alegre e sempre resolutiva. Seu time precisa ser proativo no atendimento, pois isso faz toda a diferença na visão que aquela pessoa terá da sua empresa. Por fim, seus clientes confiam em você para conhecer o seu produto. Assim, sua equipe precisa manter-se informada o suficiente para responder à maioria das perguntas, e saber a quem recorrer se as perguntas se tornarem muito detalhadas ou técnicas. Nenhum cliente quer ouvir um “não sei” durante o seu atendimento.

3. Monte uma estratégia de atendimento ao cliente

Quando falamos em atendimento ao público e sucesso do cliente, é essencial que sua empresa tenha uma estratégia montada referente a esse departamento. Uma delas, que já mencionamos, é sempre praticar o atendimento proativo. Ou seja, deixar seus clientes satisfeitos antes que eles tenham algum problema, ou mesmo resolver esses problemas antes que o cliente precise reclamar. Muitas empresas hoje esperam que a questão surja à tona para então buscar uma solução, e essa estratégia, apesar de permitir “ganhar tempo”, sempre gera estresse no cliente, e consequentemente, uma imagem negativa de sua empresa.

Outra estratégia é ser pessoal e estar sempre disponível. Lembre-se: apesar de serviços como chatbots e perguntas frequentes serem importantes, muitas vezes o cliente quer ser atendido por uma pessoa real. Então, ofereça mais do que respostas automáticas por e-mail e não deixe um cliente passando de gravação em gravação até conseguir um atendimento.

Por fim, parte desse toque pessoal é garantir que seus clientes sempre possam entrar em contato com você. Exemplo disso é oferecer opções como atendimento por vídeo ou telefone, atendimento 24 horas ou pelo menos em horários acessíveis, não apenas no horário comercial, entre outras questões.

4. Faça pesquisas de satisfação e ouça os feedbacks

Outro ponto essencial para fornecer um excelente atendimento ao cliente é conhecer os pontos fracos do seu negócio e da sua equipe. Para isso, é preciso garantir que você terá meios de coletar informações, feedbacks e comentários a respeito do serviço.

A forma mais conhecida de fazer isso é a pesquisa de satisfação ao fim dos atendimentos, mas você também pode ter uma atitude mais ativa e realizar outros tipos de pesquisas, com clientes mais antigos ou que tiveram um problema muito específico com a sua empresa. Lembre-se: por mais que não seja algo desejado, o erro é uma forma de aprendizado. Por isso, documente os feedbacks e a partir deles trace pontos de melhora na sua estratégia de atendimento e sucesso do cliente.

5. Seja omnichannel

O grande desafio das empresas que buscam se adequar ao novo padrão de consumo é estar em todos os lugares, o tempo todo. E este conceito fica muito evidente quando se busca a definição do termo omnichannel.

Segundo o Sebrae:

Trata-se de uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, fazendo com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline”. É a evolução do conceito multicanal, com foco total na experiência do consumidor em todos os canais existentes. O omnichannel coloca o cliente como “centro do universo”.

Como falamos anteriormente, todas as interações do cliente com a empresa determinam a sua percepção da experiência vivida. Certamente, de nada adianta uma ligação do time de vendas se o prospect tentou contato anteriormente através de outro canal e foi mal atendido, ou pior, não recebeu resposta.

Mas como faço para ser omnichannel?

Para começar, é necessário possuir um sistema adequado para centralizar os contatos recebidos. A plataforma 5Hub, por exemplo, permite controlar mensagens recebidas por WhatsApp, Messenger, Telegram, SMS, E-mail, Voz e ChatBot através de um só canal. Além disso, possui recursos de personalização e pode ser integrado com sistemas ERP, garantindo a fluidez necessária das informações.

O sistema ainda conta com recursos incríveis como a automatização de processos (envio de segunda via de boletos, abertura de chamados,localização de produtos e agendamentos para retornos, por exemplo), timeline, com o histórico completo de contato com o cliente e, por fim, indicadores de performance e qualidade dos atendimentos realizados através de relatórios dinâmicos em uma única dashboard.

Concluindo…

Estar presente em diversos canais de comunicação demanda recursos e habilidades que garantem diferenciação em relação à concorrência. Pensamento estratégico e ações coordenadas são fundamentais para o sucesso do projeto.

Como resultado de anos vivenciando esta realidade nos clientes, a 5Hub Comunicação Inteligente implementou sua Assessoria para sucesso do cliente (Customer Success). O objetivo é auxiliar o parceiro 5Hub na melhor utilização das ferramentas contratadas, focando total atenção na experiência do usuário.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados